Israel x Palestina 2014

Localização  Faixa de GazaO conflito armado entre palestinos e israelenses, que se intensificou nos últimos dias, remonta o início do século passado, período em que a Organização das Nações Unidas (ONU) dividiu a região da Palestina em dois territórios, a fim de separar árabes e judeus. Por discordarem dos limites dessa divisão, iniciou esse conflito, tendo maior ênfase agora, devido a eleição do Hamas para o controle do parlamento palestino, pois ele é considerado um grupo terrorista pelas principais nações. Essa peleja tão cedo não terá fim.

            Um grande ponto de discórdia entre eles é a capital de Israel: Jerusalém. Os Palestinos, já há muito tempo, reivindicam-na como capital do Estado da Palestina. A Faixa de Gaza, que faz fronteira com Israel, é muito dependente da água da região de Wadi Gaza, cujos mananciais também servem o Estado de Israel. A diferença religiosa é outro ponto de discórdia entre esses dois estados. A Palestina tem 99% da população orientada ao Islamismo, enquanto que em Israel, a maioria é Judaica.

            Historicamente, árabes e judeus estão em conflito há milênios. Sendo descendentes do patriarca Abraão, Ismael, o filho rejeitado, deu origem ao povo árabe e Isaque, o filho da promessa, originou o povo judaico. Desses dois, surgiram muitas nações, que segundo relatos bíblicos, sempre estiveram em conflito uns contra os outros. Quase sempre, essas guerras eram por territórios, como se vê nos dias de hoje nesse conflito.

            Por séculos e séculos esses dois povos estiverem em conflito, destilando ódio uns aos outros. Sempre houve algum país bem intencionado atuando como mediador para se alcançar a paz, mas apesar dos esforços, os resultados foram medíocres. Bilhões de dólares foram gastos reconstruindo cidades destruídas pelas sucessivas guerras naquela região. Não há bom senso, não há tolerância, não há humanidade. Assim, essa peleja tão cedo não terá fim.

by Luiz Augusto Chaia.

Esta entrada foi publicada em Gospel Line. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Israel x Palestina 2014

  1. Greetings! Very helpful advice in this particular post! It’s the little changes that make the greatest changes. Thanks for sharing!|

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *