A importância da comunicação empresarial

A importância da comunicação empresarial

A empresa é um organismo sistêmico onde as pessoas das mais variadas classes e escalões interagem rotineiramente. Os gerentes comunicam decisões, orientam processos, cobram resultados. Os colaboradores recebem informações sobre seus desempenhos, são informados das diretrizes da empresa, do andamento das atividades econômicas do mercado onde se inserem. A comunicação dentro de uma empresa é tão importante que pode ser um fator crítico de sucesso ou sua grande fraqueza, dependendo de como ela é desenvolvida. Na comunicação empresarial sempre há ruídos, como boatos, fofocas, maledicências e conversas que não agregam valor ao trabalho; isso tudo reduz a produtividade do trabalhador, cria uma imagem negativa da empresa na sociedade, prejudica o faturamento, ou seja, todos saem perdendo. Quando bem utilizada, a comunicação eleva o nível de satisfação do colaborador para com a empresa, estimula ações proativas, reduzem custos e melhora a imagem da empresa na sociedade. Assim, comunicar fortalece amizades e estimula a produtividade.

12/04/2013, by LAChaia

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