Chanuká

A festa judaica de Chanuká começa este ano dia 17 de dezembro. A festa das luzes celebra a purificação do Templo de Jerusalém pela família de Judas Macabeu no ano de 167 AC. Diferente da crença popular, “Macabeu” não era o sobrenome de Judas e seus irmãos (era “filho de Matatias”).

Então o que significa o nome “Macabeu”? Aparentemente Macabeu era o apelido de guerra de Judas e é um acrônimo (m.k.b.i) para as palavras MiKamocha Ba-elim Adonai: “Quem é como tu, Ó SENHOR, entre os Deuses?” (Êxodo 15:11). Por que eles escolheram um verso de Cântico do Mar como base para sua identidade? Este cântico de louvor celebra a derrota do poderoso exército egípcio enquanto o povo atravessava o Mar Vermelho, o exemplo perfeito do fraco superando o forte.

Mas muito mais que isso, este cântico faz uma referência explícita ao Templo de Jerusalém: “o lugar, Ó Senhor, que o fez de moradia, o santuário, Ó Senhor, que suas mãos estabeleceram” (Êxodo 15:17). Nas suas batalhas contra os Selêucidas, os Macabeus se inspiraram com a história mítica do Êxodo, esperando pelo dia em que Deus “plantaria eles na montanha de sua posse”.

Chag Urim Sameach! Feliz Festa das Luzes!

Sinceramente,

Jonathan Lipnick
Jonathan Lipnick,
Professor assistente, eTeacherBiblical.




Esta entrada foi publicada em Gospel Line. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *